Seguidores

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Aprendendo com o Mestre.


Boas  pessoal  este poste será alheio a muitos dos leitores do meu blog, mas para a malta aqui desta zona saberão no que vou falar, este senhor das fotos tem a alcunha de repa um dos grandes pescadores aqui por Sines  não querendo tirar o mérito de ninguém talvez o homem que apanha mais peixe a cana por aqui, tive a sorte de ir fazer-lhe um trabalho de construção a casa dele e ver como o homem vai há pesca com muita regularidade  e trás sempre grandes pescarias, como não podia deixar de ser  pedi-lhe umas aulas que se prontificou-se a dar-me e explicar muita coisa sobre o mar, pesqueiros, e como engodar etc...como vos disse e não pensem que estou a ser exagerado   este homem faz nascer peixe debaixo dos pés neste pesqueiro com pouco mais de um metro de agua de profundidade o homem sacava sargos atrás de sargos com uma simples cana da índia.
Fica aqui umas fotos um pouco  acanhadas mas como não posso abusar muito  por a pessoa não querer revelar os  pesqueiros nem a sua técnica que para alem de simples muito eficaz.
Num  próximo  poster irei mostrar o que este homem com 72 anos  ainda é capaz de descer  a terminados pesqueiros pendurado por cordas.
 





8 comentários:

  1. Comé Alexandre!
    É sempre bom aprender com outros pescadores, principalmente com malta de outros tempos que têm muita historia para contar... Abraço e força aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro eu sempre gostei de falar e escutar os mais velhos ainda mais pessoas como esta que não ligam a Internet para perceber o mar entre outros saberes onde se deve pescar como a escolha certa do pesqueiro para tal agua.
      Grande abraço

      Eliminar
  2. Viva Alexandre.
    O mestre Repa, sabe pouco sabe ,lol.
    Quando o mar arreia , a malta de cana direta, sabe onde engodar e carregar de sargos:) é preciso é muita sardinha e o Repa sabe com é:)
    Força ai, e agora com um professor desses, é começares a sacar sargos:) grande abraço.

    ResponderEliminar
  3. Boas amigo João,grande mestre mesmo e boa pessoa,quanto a técnica dele não é muito diferente de outros pescadores há cana directa o que faz muita diferença é o conhecimento do mar como a escolha do pesqueiro com terminado mar como saber a contida-de de engodo a usar consoante o peixe vai encostando etc é etc.
    Eu não sou pescador de apanhar grandes quantidades de sargos por varias razões,eu pesco com ensois e iscadas grandes pois o meu obejetivo é peixe grande os pequenos se não engolfarem é para devolver,para mim posso passar uma noite pescando e apanhar dois ou três sargos papudos que apanhar um balde deles mas com a cabeça muito perto do rabo:))))
    Grande abraço amigo e continua ai a sacar neles.

    ResponderEliminar
  4. Boas Alexandre,
    De louvar pessoas que ainda dedicam o seu tempo a ajudar os outros sem nada em troca e sem medos de lhe secarem os pesqueiros... :)
    É de aproveitar companhias dessas, mesmo que não haja peixe, com certeza que existem muitas histórias para contar...

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel isso mesmo este homem tem-me surpreendido com a sua simplicidade e vontade de ensinar aos outros,este tem hestórias de pesca que nunca mais acaba uma vida ligada ao mar que eu pessoalmente dou muito valor.
      Grande abraço Manel.

      Eliminar
  5. Boas Alex,
    Já são muitos anos a virar sargos! eheheh Faz-me lembrar o Zé Bravo, de Porto Côvo ; )

    Saúdinha prós dois e força ai nos mariolas! ; ))

    ResponderEliminar
  6. Boas Paulo,muitos mesmo:))))) penso conhecer esse homem mas pelo nome de zé cadeireiro uma grande malha na pesca malta com muito traquejo na pesca.
    Grande abraço ai para baixo.

    ResponderEliminar